Notícia
Funcionários em mobilidade sem formação nem colocação
Os 911 funcionários públicos colocados em mobilidade especial ainda não frequentaram qualquer acção de formação profissional, nem foram contactados pela entidade gestora do processo para reiniciarem funções noutros serviços. É o caso, por exemplo, das tr
Os 911 funcionários públicos colocados em mobilidade especial ainda não frequentaram qualquer acção de formação profissional, nem foram contactados pela entidade gestora do processo para reiniciarem funções noutros serviços. É o caso, por exemplo, das três dezenas de funcionários da secretaria-geral do Ministério da Agricultura, em mobilidade desde Maio.
Questionado sobre o que estão a fazer os trabalhadores em mobilidade especial, o Ministério das Finanças apenas responde que "aguardam a colocação em actividade, de acordo com o que está previsto na Lei".
O diploma da mobilidade prevê que, após os primeiros dois meses em mobilidade especial, os funcionários frequentem acções de formação, preferencialmente tendo em conta as necessidades dos serviços (ver caixa em baixo). A promoção destas acções de formação profissional e todo o processo de reintegração é uma das responsabilidades da Empresa de Gestão Partilhada de Recursos da Administração Pública (GERAP).