Notícia
Ford promete aumentar em 10 vezes a produção de automóveis híbridos
A construtora norte-americana Ford anunciou que vai aumentar em dez vezes a produção de veículos híbridos até 2010, numa tentativa de tornar os seus modelos mais eficientes e ecológicos, ao mesmo tempo que compete com o rival nipónico Toyota.
A construtora norte-americana Ford anunciou que vai aumentar em dez vezes a produção de veículos híbridos até 2010, numa tentativa de tornar os seus modelos mais eficientes e ecológicos, ao mesmo tempo que compete com o rival nipónico Toyota.
O anúncio de Bill Ford aconteceu numa reunião com os trabalhadores da empresa no Centro de Pesquisa Científica da Ford, onde o presidente executivo da marca revelou os seus projectos para o futuro da fabricante.
A Ford produz actualmente 24 mil automóveis híbridos anualmente e é a única construtora norte-americana a produzir veículos com esta tecnologia.
O Ford Explorer Hybrid, um Sports Utility Vehicle (SUV), foi o primeiro modelo da marca utilizar um motor a gasolina em conjunto com um eléctrico. Este ano o grupo Ford vai introduzido no mercado o seu segundo modelo híbrido, o Mercury Mariner
Em 2008 a Ford promete ter no mercado cinco modelos com esta tecnologia, incluindo o Explorer, o Mercury Mariner, o Ford Fusion, o Mercury Mariner e o Mazda Tribute. Até 2010, Bill Ford, pretende aumentar a produção de automóveis híbridos para cerca de 250 mil unidades por ano, com mais de metade dos modelos da Ford, Mercury e Lincoln a disponibilizarem esta tecnologia nas suas gamas.
Ao mesmo tempo que anuncia automóveis mais eficientes em termos combustível e de emissão de gases, o presidente executivo anunciou também um programa ecológico para a fabricação destes mesmos veículos.
A venda de automóveis híbridos representa actualmente cerca de 1% do mercado nos Estados Unidos da América.
O projecto da rival Toyota
Na semana passada, a Toyota anunciou que todos os seus automóveis a gasolina vão provavelmente passar a ter motores híbridos, uma vez que os preços recorde do petróleo estão a prejudicar a procura por veículos convencionais.
«No futuro, os carros que poderão obter serão 100% híbridos», afirmou o vice-presidente executivo da empresa, Kazuo Okamoto, citado pela Bloomberg.
A maior fabricante de automóveis japonesa pretende produzir até 400 mil unidades em 2006, nomeadamente de modelos «Prius», «Camry» e veículos desportivos «Highlander», o que representa 60% mais do que o alvo para este ano, afirmou o presidente da empresa, Katsuaki Watanabe
A Toyota vendeu 425 mil automóveis híbridos desde 1997 e durante a primeira metade deste ano as vendas do «Prius» atingiram as 53.308 unidades, mais do dobro que no ano anterior.
Para o presidente da marca japonesa, o próximo objectivo para este tipo de automóveis é reduzir os custos de produção e o valor destes modelos que custam cerca de cinco mil dólares a mais do que os automóveis tradicionais.