Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

FMI prepara redução das previsões de crescimento económico da Zona Euro

O Fundo Monetário Internacional (FMI) vai reduzir as suas estimativas para o crescimento da Zona Euro nas suas previsões de Outono, que serão divulgadas no final de Setembro.

28 de Agosto de 2001 às 18:16
  • ...
O Fundo Monetário Internacional (FMI) vai reduzir as suas estimativas para o crescimento da Zona Euro nas suas previsões de Outono, que serão divulgadas no final de Setembro, de acordo com a agência italiana ANSA.

O FMI deverá rever em baixa as suas estimativas para o aumento do produto interno bruto (PIB) da Zona Euro em 2001, dos anteriores 2,4% para os 2%, de acordo com a mesma fonte, que citou um esboço do relatório que será apresentado pelo FMI.

Relativamente ao próximo ano, as estimativas do FMI deverão apontar para uma progressão da economia da zona da moeda única na ordem dos 2,4%, um valor que compara com a previsão actual de 2,8%.

O FMI considera «acertada» a decisão do Banco Central Europeu (BCE) de baixar a sua taxa directora em 25 pontos base para os 4,5% no decorrer do mês de Maio, e acredita que existe espaço para novos cortes, caso se confirmem os sinais de abrandamento económico na Zona Euro, de acordo com a referida agência noticiosa.

O FMI deverá manter inalteradas as estimativas de crescimento para os Estados Unidos (EUA), que apontam para um incremento do PIB em 1,5% este ano e de 2,5% em 2002.

Relativamente ao Japão, as previsões do FMI deverão ser revistas em baixa para um aumento do PIB de 0,2% no corrente ano, contra os anteriores 0,6%, com as estimativas de crescimento da economia nipónica para o próximo ano a baixarem dos 1,5% para os 0,5%.

Segundo a mesma fonte, o FMI irá reduzir as suas previsões para o crescimento da economia mundial este ano, de 3,2% para 2,8%.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio