Notícia
FMI inicia processo de selecção para novo director-geral
O Fundo Monetário Internacional anunciou que já deu início ao processo de selecção para decidir quem substituirá Christine Lagarde nos comandos do organismo.
O representante da Rússia no Conselho Executivo do FMI, Aleksei Mozhin, anunciou esta quarta-feira que o Fundo está já à procura do sucessor da sua actual directora-geral, a francesa Christine Lagarde.
"Congratulo-me em anunciar que o Conselho Executivo deu início a um processo aberto e transparente, com base no mérito, para a escolha do director-geral", revelou Mozhin em comunicado.
Os possíveis sucessores de Lagarde "podem ser nomeados por um governador do FMI ou por um director executivo", sublinhou o mesmo responsável, dizendo que o Fundo visa "tal como em 2011, chegar a uma decisão consensual".
O actual mandato de Christine Lagarde – que que foi ministra das Finanças de França entre 2007 e 2011 e que substituiu Dominique Strauss-Khan à frente do FMI em 2011 – expira no próximo dia 5 de Julho.
Lagarde, que celebra este ano o seu 60º aniversário, acompanhou assim todo o processo do programa de resgate a Portugal, concedido em 2011 pela troika – FMI, Comissão Europeia e Banco Central Europeu.
Segundo Mozhin, o Conselho Executivo do FMI tenciona ter o processo de selecção concluído em inícios de Março.
O próximo director-geral, nos termos dos requisitos do Fundo, deverá ter um historial de distinção em matéria de decisões económicas, a um nível de topo. "Ele, ou ela, deverá ter um percurso profissional extraordinário, deverá ter dado mostras de possuir as competências diplomáticas e de gestão necessárias para liderar uma instituição mundial e deverá ser nacional de um dos países membros do Fundo", refere ainda o mesmo documento.