Notícia
FMI cancela avaliação económica da Rússia
Desde 2019 que o FMI não se desloca à Rússia. A visita deste ano foi cancelada após críticas de vários países europeus.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) adiou - sem nova data à vista - a sua primeira visita à Rússia desde o início da guerra da Ucrânia.
De acordo com a agência estatal russa Tass, que cita o diretor executivo para a Rússia, o FMI cancelou os planos para avaliação da economia russia, alegando que a missão não estava "tecnicamente pronta". A Tass diz que Alexei Mozhin sugere que o verdadeiro motivo do cancelamento em cima da hora foi que alguns países europeus se opuseram à renovação dos laços entre o FMI e a Rússia.
As conversações preliminares deveriam ter acontecido na segunda-feira, online, antes da visita presencial, em que o FMI se encontraria com membros do governo e do banco central russo. A última missão do FMI à Rússia foi em 2019.
Vários países europeus têm contestado a decisão do FMI de estabelecer relações com a Rússia, dizendo que é uma forma de legitimar o Kremlin, que tem tentado contornar as sanções impostas em 2022, em resposta à invasão da Ucrânia. A Bloomberg contactou o FMI sobre esta matéria, mas não obteve resposta.