Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fitch diz que Reino Unido enfrenta desafio orçamental "terrível"

O Reino Unido está a enfrentar um desafio orçamental e necessita acelerar os seus planos de maneira a reduzir o défice, afirma a Fitch.

08 de Junho de 2010 às 11:05
  • 6
  • ...
O Reino Unido está a enfrentar um desafio orçamental e necessita acelerar os seus planos de maneira a reduzir o défice, afirma a Fitch.

“A escala do desafio orçamental do Reino Unido é terrível e exige uma forte estratégia de consolidação a médio prazo, que inclui um ritmo mais rápido de redução do défice do que o previsto nas metas de Abril de 2010”, explicam os analistas da Fitch, incluindo Brian Coulton num relatório, citado pela Bloomberg.

O pagamento de juros da dívida do Reino Unido, país para o qual a Fitch tem um rating de “AAA”, poderão ascender a 70 mil milhões de libras em cinco anos, contra 31 mil milhões de libras alcançados no passado ano fiscal, disse ontem David Cameron, primeiro-ministro britânico.

O primeiro-ministro britânico disse ainda que os cortes no sector público e nos benefícios com o objectivo de reduzir o défice vão afectar todos. Segundo o "Financial Times" David Cameron avisou que a difícil situação das finanças pública vai conduzir a cortes à medida que tenta preparar o país para as “enormes implicações” de lidar com o défice de 156 mil milhões de libras.

Respondendo a questões numa universidade na localidade de Milton Keynes, na periferia de Londres, o responsável sublinhou que “isto vai inevitavelmente significar decisões difíceis em grandes áreas de investimento, como pagamentos, pensões e benefícios”, acrescentando que a situação “é pior” do que se pensava.“À medida que lidamos com a crise da dívida, precisamos levar todo o país connosco”, afirmou David Cameron.

A Standard & Poor’s, que também dá o ‘rating’ máximo para o Reino Unido, tem, por outro lado, um ‘outlook’ negativo perante preocupações com o défice.

Também a libra está a ser afectada com estas notícias e cai 0,5% para os 1,4396 dólares, estendendo o declínio anual para 11%. Face ao euro cai 0,5% para 82,86 pence por euro.

Recorde-se que em países como Espanha, Portugal e Grécia os ‘ratings’ foram cortados perante preocupações com os elevados défices e que estes pudessem prejudicar o crescimento económico. A S&P reduziu o da Grécia para ‘BB+’ dia 27 de Abril.

No mês passado a Fitch alertou que o Reino Unido necessita “de um ajustamento de plano forte e credível a médio prazo para sustentar o ‘rating’ de ‘AAA’, nomeadamente porque as preocupações com as dívidas soberanas nas economias avançadas aumentaram”.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio