Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Facebook utilizado na reforma da Constituição islandesa

Um grupo de deputados está a recolher, através da rede social, propostas para a reforma da Constituição e pretende entregar a nova Carta Magna no Parlamento.

27 de Junho de 2011 às 18:43
  • ...
Uma assembleia de 25 pessoas, escolhidas entre 522 candidatos, está a trabalhar na nova Constituição da República com a ajuda dos cidadãos islandeses e das redes sociais. A reforma será entregue até ao final de Julho no Parlamento de Reikiavik, segundo o diário espanhol "El País".

Esta assembleia está, neste momento, a analisar um documento de 700 páginas criado pelo Fórum Nacional (grupo de 950 islandeses escolhidos aleatoriamente), com propostas reforma da Carta Magna.

A urgência da reforma da Constituição surgiu após a grave crise económica e financeira que o país viveu a partir de 2008 e que obrigou a Islândia a recorrer ao Fundo Monetário Internacional.

Para que todos os cidadãos pudessem estar envolvidos no projecto de revisão da Constituição, a assembleia criou uma página "online" sobre o projecto da reforma.

Neste "site" é possível deixar comentários e sugestões através de uma ligação à rede social Facebook. Todas as quintas-feiras, a assembleia reúne-se e debate as observações dos internautas, emitindo a reunião em directo na "web".

Num país com cerca de 320 mil habitantes, 2 mil já contribuíram com sugestões para o projecto. Os temas que mais se destacam são a religião, a separação entre o poder legislativo e o governo, a protecção animal e ambiental.
Ver comentários
Saber mais Facebook Constituição Islândia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio