Notícia
Euronext Lisbon fecha semana a valorizar 0,46% (act2)
A bolsa nacional terminou a última sessão da semana a valorizar, suportada pelo Banco Comercial Português, Brisa e Portugal Telecom, acompanhando a tendência das praças europeias e americanas. O PSI-20 somou 0,46%, a maior subida diária desde 27 de Maio,
O BCP foi quem mais contribuiu para a subida do índice, ao valorizar 1,06% para os 1,91 euros, tendo igualmente sido o título [BCP] mais negociado, com 11,69 milhões de papéis a trocarem de carteiras.
O jornal «Cinco Dias», que citou fontes conhecedoras do processo, noticiou hoje que a seguradora espanhola Mapfre está situada na primeira linha como compradora da Seguros e Pensões do BCP, mas a Caixa Geral de Depósitos está também na corrida.
A Mapfre concluiu recentemente um aumento de capital de 500 milhões de euros e já confirmou oficialmente que parte desse encaixe servirá para fazer aquisições no mercado português.
A Brisa avançou 2,12% para os 5,78 euros, tendo sido o segundo maior contribuinte para a valorização da bolsa nacional. A Portugal Telecom fechou nos 8,48 euros, a 0,36%.
A Efacec [EFA] subiu 2,4% para os 2,13 euros. A empresa recebeu uma encomenda, no valor de 20 milhões de euros, relativa aos dois concursos para os lotes de energia e sistemas, para a nova linha do Metro Ligeiro de Tenerife nas Canárias, que irá unir Santa Cruz de Tenerife a La Laguna, numa extensão aproximada de 15 kms.
A Novabase [NBA] desceu 1,03% para 5,78 euros. A Drinkin, que detém as Cervejas Cintra e a fábrica de Santarém, perdeu no Tribunal da Relação de Évora o recurso que interpôs contra a decisão da Comarca de Santarém de aceitar o requerimento de falência da empresa, apresentado pela Novabase.
Esta tarde, a empresa liderada por Rogério Carapuça [NBA] emitiu um comunicado onde diz estar «perplexa» com as declarações proferidas ontem pelo presidente da Drinkin, José Sousa Cintra, na SIC Notícias, sobre o não pagamento de facturas relativas à fábrica de cervejas do empresário por serviços prestados pela empresa de serviços tecnológicos.
O Banco BPI [BPIN] subiu 0,33% para os 3 euros, no dia em que o Jornal de Negócios noticiou que o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais deu diferimento a um pedido fiscal solicitado pelo Banco BPI, apesar dos pareceres contrários emitidos pelo mais alto responsável pela máquina fiscal, o Director-Geral de Impostos, e pela directora do Centro de Estudos Fiscais.
O Banco Espírito Santo (BES) avançou 0,37% para os 13,60 euros. A Electricidade de Portugal (EDP) recuou 0,89% para os 2,23 euros.