Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro pouco alterado à espera de reunião do BCE

O euro negociava pouco alterado, à semelhança de ontem, com o mercado à espera da decisão do Banco Central Europeu (BCE) sobre as taxas de juros na Zona Euro.

01 de Dezembro de 2005 às 08:30
  • ...

O euro negociava pouco alterado, à semelhança de ontem, com o mercado à espera da decisão do Banco Central Europeu (BCE) sobre as taxas de juros na Zona Euro.

A moeda única perdia 0,07% para os 1,1780 dólares.

O BCE deverá decidir hoje aumentar os juros na Zona Euro em 25 pontos base, de acordo com a generalidade das previsões dos economistas.

Se as estimativas se confirmarem os juros na Europa vão subir dos actuais 2% para os 2,25% e este será o primeiro aumenta da taxa de referência na Zona Euro desde Outubro de 2000.

Também hoje, o BCE deverá divulgar as novas previsões para o crescimento económico e a inflação na Zona Euro.

Segundo a Bloomberg, que citou fonte não identificada, a instituição liderada por Jean Claude Trichet prevê que a inflação na Zona Euro fique nos 2,1%, em 2006 e em 2007. Estes valores comparam com a anterior previsão de um crescimento de 1,9% dos preços na região.

Em relação ao crescimento económico, o BCE deverá avançar com estimativas de 1,9% em 2006 e de 2% em 2007 contra os 1,8% previstos a 1 de Setembro.

Para este ano, o BCE vai manter a previsão de 2,2% para a inflação mas aumenta a estimativa de crescimento do PBI para 1,4% contra a anterior de 1,3%, segundo a fonte citada pela agência de notícias norte-americana

A inflação deverá então ficar acima do limite de 2% imposto pelo pacto de estabilidade e crescimento três anos consecutivos, até 2007, o que vem fortalecer a necessidade de aumentar os juros na Zona Euro.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio