Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EUA estão a "resvalar" para uma recessão

O economista Martin Feldstein, da Universidade de Harvard e membro da comissão que monitora os ciclos económicos dos Estados Unidos, disse que a economia norte- americana está a "resvalar para uma recessão".

07 de Maio de 2008 às 12:20
  • ...

O economista Martin Feldstein, da Universidade de Harvard e membro da comissão que monitora os ciclos económicos dos Estados Unidos, disse que a economia norte- americana está a "resvalar para uma recessão".

"Esta é uma economia em enfraquecimento", disse Feldstein, presidente do Departamento Nacional de Pesquisa Económica (NBER), em entrevista à TV Bloomberg. "Se compararmos o ponto em que a economia está agora ao ponto em que ela começou, no início do ano, quase todos os indicadores caíram."

Na tentativa de pôr fim à pior crise do mercado de imóveis residenciais já vivida pelo país nos últimos 25 anos, o presidente do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA), Ben S. Bernanke, pediu ontem o governo norte-americano e as instituições de crédito a intensificarem os esforços para evitar as execuções de hipotecas, que envolvem penhoras de imóveis financiados.

Os processos de execução de hipoteca subiram 57% em Março comparativamente ao mesmo período do ano passado, segundo a empresa RealtyTrac Inc., do Estado norte- americano da Califórnia.

Feldstein disse que o maior risco para a economia do país é um agravamento do enfraquecimento do mercado de imóveis residenciais.

"É realmente cedo demais para dizer, tudo depende do que vai acontecer com os preços das casas", e, "portanto, com toda a crise de aperto de crédito", disse ele. Os preços das casas "vão cair um pouco mais", acrescentou Feldstein.

Feldstein disse que o Comité Federal de Mercado Aberto (FOMC), a autoridade de política monetária da Fed, não deveria reduzir mais a taxa de juro, se não quiser assumir o risco de agravar a inflação. "A Fed reduziu os juros para um ponto em que novos cortes realmente não levarão a nada", disse ele. A última vez em que a Fed diminuiu a taxa de juros, para 2%, foi a 30 de Abril.

O dólar norte-americano "vai continuar a baixar", acrescentou ele.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio