Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Estimativa: Inflação homóloga portuguesa cresce para 4,1% em Setembro

A taxa de inflação homóloga portuguesa deverá ter crescido para 4,1% em Setembro, com os preços no consumidor a não registarem qualquer alteração face ao mês anterior, de acordo com a média de analistas contactados pelo Negocios.pt.

12 de Outubro de 2001 às 12:13
  • ...
A taxa de inflação homóloga portuguesa deverá ter crescido para 4,1% em Setembro, com os preços no consumidor a não registarem qualquer alteração face ao mês anterior, de acordo com a média de analistas contactados pelo Negocios.pt.

As estimativas dos analistas para a inflação homóloga variaram entre 4,1% e 4,2%, enquanto em termos de taxa de inflação média os cincos analistas foram unânimes ao preverem 4,3%.

Segundo as estimativas, o índice de preços no consumidor (IPC), face a Setembro de 2000, deverá atingir os 4,1%, representando um aumento de 0,1 pontos percentuais em relação à taxa de inflação homóloga registada no mês de Agosto.

As projecções dos analistas apontam para que os preços se tenham mantido inalterados em Setembro, face ao mês anterior, depois de em Agosto os preços terem diminuído 0,2% em relação a Julho.

«Para a classe Produtos alimentares e Bebidas não alcoólicas prevê-se uma variação negativa de 0,2%», com os preços dos Produtos alimentares a descerem 0,2% e os das Bebidas não alcoólicas a subirem 0,4%, de acordo com as estimativas da Direcção Geral do Comércio e da Concorrência.

Segundo Tiago Dionísio, economista do BPI, «os preços dos serviços de hotelaria, cafés e restaurantes deverão ter registado uma ligeira subida, que deverá compensar a descida» dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas. Este economista do BPI adiantou, que se os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) forem em linha com as suas previsões, então a inflação média em Portugal deverá ascender aos 4,3% no final do ano.

Inflação média nos 4,3%

De acordo com as estimativas dos analistas, a inflação média em Setembro deverá igualar a registada em Agosto, que atingiu os 4,3%, o valor mais elevado desde 1995.

O Fundo Monetário Internacional anunciou na semana passada que prevê que Portugal termine este ano com uma taxa de inflação de 4,3%, igual à inflação média registada em Setembro.

O INE divulgará na próxima semana os dados relativos à taxa de inflação no mês de Setembro. New Page 1

Entidade Variação mensal Inflação homóloga Inflação média
DGCC 0% 4,2% 4,3%
BPI 0% 4,1% 4,3%
Finantia -0,1% 4,1% 4,3%
BCP 0,1% 4,2% 4,3%
Santander 0% 4,1% 4,3%
Média 0% 4,1% 4,3%
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio