Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Estados Unidos reconhecem vitória de Chávez

O Departamento de Estado dos Estados Unidos da América anunciou ontem que reconhece a vitória de Hugo Chávez no referendo à presidência da Venezuela ocorrido no dia 15 de Agosto.

24 de Agosto de 2004 às 12:43
  • ...

O Departamento de Estado dos Estados Unidos da América anunciou ontem que reconhece a vitória de Hugo Chávez no referendo à presidência da Venezuela ocorrido no dia 15 de Agosto.

Os Estados Unidos anunciaram ontem que as conclusões da auditoria realizada para detectar possíveis fraudes sobre o referendo à presidência da Venezuela correspondem com os resultados divulgados pelo Conselho Eleitoral do país (CNE), segundo avançou a agência noticiosa EFE.

A aliança de oposição a Chávez , intitulada Coordenadora Democrática continua sem admitir a sua derrota no referendo, mas reconsiderou a sua decisão prévia de não participar nas eleições regionais no final de Setembro, segundo a mesma fonte. A oposição não aceita a vitória de Chávez e reitera a crença de «fraude gigantesca» através do sistema automático de votação utilizado.

Os resultados da auditoria, controlada pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e pelo Centro Carter, «são compatíveis com o que a CNE anunciou a 16 de Agosto e entendemos que o Conselho Eleitoral os validará», declarou Adam Ereli, porta-voz do Departamento de Estado norte-americano.

Os Estados Unidos pediram de novo ao povo, ao governo e à oposição para reduzirem a tensão e pôr em prática um diálogo construtivo e democrático.

A Coordenadora Democrática tem sido alvo de algumas críticas da comunicação social, por continuar a tentar discutir a alegada fraude e deixar para segundo plano a batalha eleitoral regional, segundo a EFE.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio