Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Espanha estima baixar défice para 6% em 2011

Orçamento de Estado espanhol foi apresentado hoje por Elena Salgado, ministra das Finanças do executivo liderado por José Luís Rodríguez Zapatero. O défice vai descer para 6%.

30 de Setembro de 2010 às 19:33
  • ...
Como pontos principais estão a redução do défice público a 6% até ao findar de 2010 – abaixo do valor de 9,3% previsto para este ano – e a redução do investimento público em 40,7% para os 8,4 mil milhões de euros, segundo o “Cinco Días”.

O corte dos orçamentos dos diferentes ministérios orçará, em média, os 15,6%. A criação de dois escalões novos do IRS para rendimentos acima dos 120.000 euros anuais também é uma das medidas emblemáticas plasmada no Orçamento de Estado espanhol.

Apesar disso, o Fundo de Reserva da Segurança Social situa-se nos 3,4 mil milhões de euros, mais 53,7% do que em 2010. Lado a lado estão cortes generalizados nas reformas, abonos de família, e pensões de licenças de maternidade, de veteranos de guerra e subsídios de desemprego.

A própria Casa Real espanhola sofrerá um corte de 5,2% no seu orçamento, para os 8,43 milhões de euros para 2011.

O governo espanhol reviu em alta as previsões para a taxa de desemprego, de 18,9% para os actuais 19,3%. Já a previsão de crescimento do PIB é de 1,3% para 2011.

O orçamento é considerado “austero” pela própria ministra das Finanças espanhola, Elena Salgado, mas que “irá marcar a diferença”, numa tónica de optimismo em relação à capacidade do Orçamento “impulsionar a recuperação económica”, segundo o “El País”.

O PP – oposição – exige, no entanto, a “devolução do pior Orçamento da história da democracia” espanhola.

Este orçamento foi apresentado no Congresso espanhol num dia em que agência financeira Moody’s reviu em baixa a avaliação da dívida pública espanhola de AAA para Aa1, com perspectiva “estável”.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio