Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Empate técnico nas eleições presidenciais mexicanas

Os dois principais candidatos à Presidência do México proclamaram-se hoje vencedores, apesar de o instituto responsável pelo processo eleitoral ter anunciado que só quarta-feira divulgará os resultados oficiais das eleições de domingo, dado estar-se peran

03 de Julho de 2006 às 09:28
  • ...

Os dois principais candidatos à Presidência do México proclamaram-se hoje vencedores, apesar de o instituto responsável pelo processo eleitoral ter anunciado que só quarta-feira divulgará os resultados oficiais das eleições de domingo, dado estar-se perante um cenário de praticamente empate técnico.

Já depois de os resultados oficiais do escrutínio terem sido remetidos para quarta-feira, o candidato de esquerda, Andrés López Obrador, proclamou-se vencedor. "Quero informar o povo mexicano que, de acordo com os nossos dados, ganhámos a Presidência por uma diferença de pelo menos 500.000 votos", afirmou o candidato, acrescentando que se trata de um resultado "irreversível".   

O candidato, apoiado pelo Partido da Revolução Democrática (PRD), disse mesmo que a partir de hoje vai reunir-se com líderes dos diversos sectores polí ticos e sociais para "concertar" o trabalho do seu eventual governo.

Quase ao mesmo tempo o candidato conservador do Partido de Acção Nacional (PAN), Felipe Calderón, declarava-se também vencedor. "Ganhamos as eleições presidenciais e esses dados são corroborados pelo próprio Instituto Federal Eleitoral", afirmou o candidato a partir da sua sede  de campanha.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio