Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Economistas estimam crescimento de 1,8% no PIB dos EUA em 2001

O produto interno bruto (PIB) dos Estados Unidos (EUA) deverá registar um crescimento na ordem dos 1,8% no corrente ano, de acordo com as previsões de economistas norte-americanos.

10 de Julho de 2001 às 11:13
  • ...
O produto interno bruto (PIB) dos Estados Unidos (EUA) deverá registar um crescimento na ordem dos 1,8% no corrente ano, de acordo com as previsões de economistas norte-americanos.

Os dados referem-se ao indicador de conjuntura «Blue Chip» referente ao mês de Julho, que reúne as opiniões de 50 economistas dos Estados Unidos (EUA) relativamente à evolução da maior economia mundial.

Este indicador manteve-se inalterado face aos valores registados em Junho, números que contrastam com as previsões de um crescimento económico de 2,6% registadas em Janeiro do corrente ano.

De acordo com o referido estudo, o PIB norte-americano deverá ter aumentado a uma taxa anual de 0,9% no segundo trimestre deste ano, abaixo do crescimento de 1,2% verificado entre Janeiro e Março.

Os analistas estimam que o ritmo de crescimento da economia dos EUA deverá aumentar até final de 2001, registando uma progressão de 2% e 3% nos terceiro e quarto trimestres do ano, respectivamente.

No próximo ano, a maior economia mundial deverá consolidar a recuperação esperada nos próximos meses, devendo o PIB aumentar a um ritmo anual de 3% em 2002, segundo a mesma fonte.

A progressão prevista para os próximos tempos baseia-se nas expectativas de recuperação do consumo, que representa cerca de 75% do PIB norte-americano.

Desde o dia 3 de Janeiro, a Reserva Federal (FED) norte-americana já baixou a sua taxa directora por seis vezes, num total de 275 pontos base, para os actuais 3,75%, na tentativa de responder aos sinais de abrandamento da economia dos EUA.

A descida dos juros costuma estimular os níveis de consumo e investimento, através da redução dos custos inerentes à contracção de financiamentos por parte de consumidores e empresas.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio