Notícia
Economia da Zona Euro cresce 0,1% no segundo trimestre
O PIB da Zona Euro cresceu 0,1% no segundo trimestre, o menor crescimento desde o último trimestre de 1995, reflectindo a diminuição nos gastos dos consumidores e dos investimentos das empresas.
O crescimento registado no segundo trimestre, anunciado hoje, confirmam os valores estimados pelo mesmo organismo em Setembro, com o PIB a aumentar 1,7% face ao período homólogo de 2000.
Os gastos dos consumidores decresceram 0,4% no segundo trimestre, enquanto os investimentos realizados pelas empresas diminuíram 0,8%.
Segundo analistas citados pelas agências internacionais, «o abrandamento económico e a diminuição da taxa de inflação da Zona Euro poderão levar o Banco Central (BCE) a cortar pela terceira vez a sua principal taxa de juro».
O BCE tem agendado hoje um encontro para definir a nova política monetária para a Zona Euro, depois de ter cortado 75 pontos base à sua principal taxa de juro, colocando o custo do dinheiro nos actuais 3,75%.
Portugal é o único país para o qual ainda não existem estimativas acerca da evolução do PIB no segundo trimestre deste ano.