Notícia
Economia alemã esteve em contracção no primeiro trimestre
A economia alemã registou uma contracção no primeiro trimestre deste ano, avançou hoje o ministro das Finanças da Alemanha, Hans Eichel, um dia antes da apresentação oficial do PIB trimestral da Alemanha.
A economia alemã, a maior da Europa, contraiu-se no primeiro trimestre deste ano, afirmou hoje em Hannover o ministro das Finanças da Alemanha Hans Eichel.
Sem avançar quaisquer dados, Han Eichel afirmou «amanhã saberemos do Departamento Federal de Estatística (alemão) que, contrariamente às expectativas do Bundesbank e do Governo alemão, não tivemos um crescimento ligeiro no primeiro trimestre, mas uma ligeira diminuição».
O Governo alemão agendou para amanhã a apresentação dos dados trimestrais do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) daquele país.
A economia alemã, que no ano passado cresceu ao ritmo mais lento da década, pouco cresceu desde a recessão que a atingiu na segunda metade de 2001.
Os exportadores alemães têm vindo a ressentir-se da subida do euro face ao dólar, aumento que no ano passado foi de 27% enquanto o consumo privado tem vindo a reflectir, em queda, o nível de desemprego que está no mínimo desde 1997.