Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Durão Barroso muda equipa de comissários com integração do italiano Frattini

Durão Barroso apresentou hoje a sua nova equipa de comissários, depois da ameaça de chumbo da anterior pelo Parlamento Europeu. A Itália mantém a pasta da Justiça, mas o novo comissário é Franco Frattini, o ainda ministro dos Negócios Estrangeiros do Gove

04 de Novembro de 2004 às 19:17
  • ...

Durão Barroso apresentou hoje a sua nova equipa de comissários, depois da ameaça de chumbo da anterior pelo Parlamento Europeu. A Itália mantém a pasta da Justiça, mas o novo comissário é Franco Frattini, o ainda ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo de Sílvio Berlusconi.

A mudança na pasta da Justiça, Liberdade e Assuntos de Segurança era uma das principais reivindicações dos deputados do Parlamento Europeu, que não queriam ver Rocco Buttiglione na Comissão Europeia, devido às suas opiniões sobre a homossexualidade e direitos da mulher.

Itália escolheu Franco Frattini, ministro dos negócios estrangeiros do actual Governo, para substituir Buttiglione e Durão Barroso optou por manter a mesma pasta na Itália.

Para além desta alteração, o antigo primeiro-ministro português optou também por fazer alterações noutras pastas. O húngaro Laszlo Kovacs passa da Energia para a Fiscalidade, depois de os deputados terem criticado os seus conhecimentos sobre a matéria.

Andris Piebalgs, que substituiu uma sua homóloga na equipa de Barroso, vai ocupar assim a pasta da Energia.

Em Bruxelas o presidente eleito da Comissão Europeia mostrou-se confiante que a nova equipa será agora aprovada pelo Parlamento Europeu. «Parei o relógio para evitar uma crise dispensável», afirmou.

Contudo, Durão Barroso não aceitou os apelos de vários deputados para afastar também a comissária designada para a pasta da Concorrência, a holandesa Neelie Kroes, bem como do húngaro Kovacs, que, pelo facto de ser socialista, serviria para «vingar» o afastamento do conservador Buttiglione.

«Isto não é o suficiente», disse o conservador britânico Jonathan Evans, acrescentando que «Kovacs também tem de sair, depois do Buttiglione também ter saído».

Na próxima semana os deputados do Parlamento Europeu podem ouvir os novos comissários e votar a nova equipa na semana de 15 de Novembro.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio