Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Duisenberg diz Zona Euro recupera até final de 2002

A Zona Euro deverá inverter a actual tendência de abrandamento económico, para apresentar taxas de crescimento próximas do seu potencial de longo prazo até ao final de 2002, disse hoje Wim Duisenberg, presidente do BCE.

15 de Janeiro de 2002 às 10:08
  • ...
A Zona Euro deverá inverter a actual tendência de abrandamento económico, para apresentar taxas de crescimento próximas do seu potencial de longo prazo até ao final de 2002, disse hoje Wim Duisenberg, presidente do Banco Central Europeu (BCE).

«Espero que o ritmo de crescimento volte a acelerar e que por volta do final deste ano voltaremos a estar novamente nos nossos níveis de crescimento potencial de longo prazo», afirmou Duisenberg (na foto), em entrevista à Bloomberg TV.

O responsável máximo da autoridade monetária europeia acrescentou que não acredita que os mercados financeiros estejam demasiado optimistas relativamente a uma possível recuperação económica na Zona Euro.

O optimismo de Wim Duisenberg contraria as declarações proferidas pelo seu congénere norte-americano, Alan Greenspan, no final da semana passada. O líder da Reserva Federal (FED) afirmou que ainda existem «riscos significativos» para a maior economia mundial.

Segundo afirmou Greenspan, ainda não é certo que a economia dos Estados Unidos (EUA), que se encontra em recessão desde Março do ano passado, tenha encetado uma recuperação sustentada, apesar dos sinais animadores conhecidos nos últimos tempos.

As declarações de Greenspan geraram receios de que o actual período recessivo nos EUA poderá prolongar-se por mais tempo que o esperado.

No decorrer do último ano, o FED cortou a sua taxa directora em 475 pontos base para os 1,75%, o nível mais baixo desde 1961. Estes cortes comparam com as diminuições de 150 pontos base realizadas pelo BCE, que colocaram o preço do dinheiro na Zona Euro nos 3,25%.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio