Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dombrovskis: “Temos notícias encorajadoras para Portugal”

O vice-presidente da Comissão Europeia, que está de visita a Portugal, realça os indicadores económicos positivos, mas salienta que ainda há desafios económicos e sociais pela frente.

Bloomberg
23 de Fevereiro de 2017 às 18:47
  • 4
  • ...

"Temos notícias encorajadoras para Portugal, como um crescimento mais forte do que esperado e um desemprego em diminuição", salientou o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis,  à chegada a Lisboa, onde estará até sexta-feira, 24 de Fevereiro.

 

O responsável referia-se assim aos números da evolução da economia, com o produto interno bruto (PIB) a crescer 1,4% no ano passado, com o último trimestre a registar um aumento de 1,9%. Já a taxa de desemprego recuou para 11,1%, em 2016.

 

Contudo, de acordo com uma nota à comunicação social enviada pela Comissão Europeia, Dombrovskis realçou que "Portugal tem pela frente alguns desafios económicos e sociais que necessitam de uma acção política decisiva".

 

O responsável disse estar "contente por debater com as autoridades portuguesas e com os parceiros sociais a forma como prevêem dar resposta aos restantes desafios", sendo o objectivo de todos o de a economia portuguesa ter "um crescimento económico robusto e inclusivo, que crie muitos e bons empregos para os portugueses".

 

Ainda na quarta-feira, 22 de Fevereiro, a Comissão Europeia publicou o relatório do Semestre Europeu sobre Portugal, onde refere que mantém o país entre os estados com desequilíbrios económicos excessivos e diz que houve "progressos limitados" nas recomendações feitas no ano passado.

Na conferência de imprensa que se seguiu à publicação do relatório, Dombrovskis disse esperar "um programa ambicioso de reformas da parte de Portugal".


Para amanhã estvá prevista uma conferência de imprensa conjunta com o ministro das Finanças português, Mário Centeno.

Ver comentários
Saber mais Valdis Dombrovskis Comissão Europeia política economia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio