Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dívida pública dispara para máximos de quatro anos nos 133,7% do PIB

O Banco de Portugal anunciou hoje que o peso da dívida pública no produto interno bruto (PIB) subiu para o valor mais alto desde 2016.

Miguel Baltazar
02 de Fevereiro de 2021 às 17:15
  • 14
  • ...
O peso da dívida pública no PIB (produto interno bruto) subiu para 133,7% no ano passado, um agravamento de 16,5 pontos percentuais face ao registado em 2019, mas ainda abaixo das previsões apontadas pelo Governo português.

Assim, o rácio da dívida nacional no PIB de 2020 é o mais alto desde o terceiro trimestre de 2016, de acordo com o histórico disponibilizado pelo Banco de Portugal, nesta terça-feira.

Este agravamento da percentagem da dívida pública verifica-se graças à subida do montante da dívida pública no ano passado para os 270,4 mil milhões de euros, um aumento de 20,4 mil milhões de euros face a 2019, e também à contração económica de 7,6%, face ao crescimento de 2,2% em 2019.




Ontem, também o banco nacional tinha anunciado que Portugal encerrou o ano de 2020 com uma dívida pública de 270,4 mil milhões de euros, na ótica de Maastricht - aquela que interessa a Bruxelas -, num ano em que o Governo promoveu vários programas de apoio à economia para conter o impacto da pandemia. 

Esta subida terá sido provocada essencialmente pelo aumento dos títulos de dívida (17,6 mil milhões de euros), pode ler-se no comunicado divulgado nesta segunda-feira, segundo a instituição.

Já hoje de manhã, o Instituto Nacional de Estatística (INE) disse que o produto interno bruto (PIB) de Portugal sofreu uma quebra de 7,6% no ano passado, de acordo com a estimativa rápida, depois de um crescimento de 2,2% em 2019.

A quebra histórica do PIB não encontra precedentes na atual série estatística do INE e está relacionada com os efeitos da pandemia, que colocou o mundo numa recessão profunda, devido à contração acentuada das exportações e do consumo, que penalizaram sobretudo setores como o turismo, comércio e restauração.

Se compararmos apenas o último trimestre de cada ano, esta será o maior valor de sempre da dívida pública em termos de PIB, acima do pico de 132,9% verificado em 2014.
Ver comentários
Saber mais PIB dívida pública
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio