Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dilma Rousseff destaca relações comerciais em altura de crise portuguesa

A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, disse esta segunda-feira aos jornalistas em Lisboa que existe um intercâmbio significativo de empresários entre os dois países e destacou as relações comerciais, "neste momento de crise" para os portugueses.

2. Dilma Rousseff - Presidente do Brasil
10 de Junho de 2013 às 23:38
  • 3
  • ...

"Nós temos tido relações comerciais bastante significativas, neste momento de crise, principalmente para eles [portugueses], e há essa comunicação entre o Brasil e Portugal", disse Dilma Rousseff aos jornalistas, após o encontro com Pedro Passos Coelho que se prolongou durante uma hora e meia na residência oficial do primeiro-ministro português, em S. Bento.

 

Para a chefe de Estado brasileira, existe já um intercâmbio "fácil" de homens de negócios dos dois países.

 

"Essa comunicação fácil tem levado também à ida de empresários para aqui para Portugal e a ida para o Brasil de empresários portugueses", explicou

 

A presidente do Brasil deu como dois exemplos "muito importantes" os investimentos dos dois países: a Embraer , com dois projectos em Évora e a Galp com vários projectos de exploração petrolífera.

 

"A Galp tem interesses nos principais campos de exploração de petróleo como Lula, Cernanbim, Júpiter, Caramba na área do pré-sal", disse Dilma.

 

"Também temos feito muitas parcerias estratégicas nas áreas de tecnologia e inovação e nós destacamos aqui a presença numa cooperação na área de nanotecnologia e biotecnologia", referindo-se aos projectos implantados em Cantanhede.

 

Por outro lado, na Declaração Conjunta da XI Cimeira Brasil-Portugal, Dilma Rousseff congratulou Portugal pelo regresso aos mercados e ambos os países destacaram a importância das instituições financeiras na intervenção de crises económicas.

 

"Os dois mandatários saudaram a dinamização do diálogo bilateral no âmbito das Instituições Financeiras Internacionais. Convieram no compromisso de uma maior concentração de posições no seio destas instituições, em especial no apoio ao crescimento económico e desenvolvimento social dos Países de Língua Oficial Portuguesa", pode ler-se no documento final da XI Cimeira Brasil Portugal.

 

O primeiro-ministro português Pedro Passos Coelho e a chefe de Estado do Brasil, Dilma Rousseff que estiveram reunidos durante uma hora e meia em Lisboa concordaram com a necessidade de se continuar "a implementar as reformas de quotas e de governança do Fundo Monetário Internacional, em benefício da legitimidade e a capacidade de intervenção do FMI em crises financeiras internacionais".

 

"Os dois governantes reiteram a importância da rápida retoma do crescimento económico na União Europeia e, em particular na Zona Euro", refere ainda o texto final da cimeira.

 

"A presidente Dilma Rousseff congratulou Portugal pelo regresso aos mercados e destacou os programas do Governo Português para a promoção do emprego e do crescimento económico", refere ainda o documento que indica que os dois governantes concordaram na realização da XII Cimeira Brasil-Portugal em 2014.

Ver comentários
Saber mais Dilma Rousseff Brasil relações comerciais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio