Notícia
Desigualdades reduziram-se em 2014
A assimetria na distribuição de rendimentos reduziu-se em 2014, revelam os três indicadores analisados pelo INE.
A taxa de pobreza mantém-se a um nível mais elevado do que nos últimos anos, mas a desigualdade reduziu-se no ano passado, revelam os três indicadores analisados pelo INE.
"Em 2014, reduziu-se a assimetria na distribuição os rendimentos entre os grupos de população com maiores recursos", pode ler-se no destaque divulgado esta sexta-feira, 18 de Dezembro.
O rendimento líquido dos 20% da população com maiores recursos era em 2014 seis vezes superior ao dos 20% com menores recursos (6,2 em 2013).
Os 10% da população com maiores recursos ganham 11,1 vezes mais do que os 10% da população com menores recursos (11,1 no ano anterior).
O coeficiente de gini, indicador que tem em conta toda a distribuição dos rendimentos, reflectindo as diferenças entre todos os grupos populacionais, registou um valor de 34%, reduzindo-se em meio ponto face ao ano anterior.
De acordo com os dados divulgados pelo INE, a taxa de pobreza manteve-se nos 19,5% em 2014, percentagem idêntica à do ano anterior, que se segue a dois anos de subida.