Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Desemprego na zona euro cai para 9,9%

Em Outubro, a taxa de desemprego na zona euro desceu para 9,9%, quando no mês anterior se tinha fixado nos 10%. Para a Europa dos 15, a mesma taxa manteve-se inalterada nos 9,1%. Assim, em Outubro...

06 de Dezembro de 1999 às 13:05
  • ...
Em Outubro, a taxa de desemprego na zona euro desceu para 9,9%, quando no mês anterior se tinha fixado nos 10%. Para a Europa dos 15, a mesma taxa manteve-se inalterada nos 9,1%. Assim, em Outubro existiam 15,4 milhões de desempregados na União Europeia e 12,7 milhões na zona euro.

Segundo dados divulgados pelo Eurostat, a taxa de desemprego na zona euro desceu para 9,9% em Outubro, tendo vindo a registar uma quebra gradual desde o máximo de 11,7% verificado em Julho de 1997. O aumento do consumo fez aumentar a procura doméstica que, combinado com o fortalecimento das exportações reavivou a recuperação da economia europeia, levando as empresas a criar novos postos de trabalho.

A taxa de desemprego mais elevada continua a ser verificada na Espanha, que atingiu 15,3%, enquanto a mais baixa registou-se no Luxemburgo. Portugal atingiu a quinta taxa mais baixa da zona euro, estimada pelo Eurostat em 4,6%.

As previsões da União Europeia, para a economia dos 11 países que partilham o euro, apontam para um crescimento de 2,9% para o próximo ano, a sua maior subida da década. Para a inflação média da zona euro, está previsto uma ligeiro aumento para os 1,5%, permanecendo no entanto abaixo do máximo de 2% estimado pelo Banco Central Europeu (BCE).

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio