Notícia
Desemprego na Alemanha mantém-se nos 7,8% em Fevereiro
A taxa de desemprego da Alemanha, a maior economia da Zona Euro, situou-se nos 7,8% em Fevereiro, o mesmo nível verificado no mês anterior, apesar do número de desempregados ter aumentado, anunciou hoje o Governo alemão.
O número de alemães desempregados aumentou em três mil no segundo mês do corrente ano, para um total de 4,11 milhões de pessoas.
A descida do número de empregos esteve relacionada com os sinais de abrandamento da economia germânica, que deverá ser prejudicada pela descida das exportações ao longo dos próximos tempos.
O produto interno bruto (PIB) da Alemanha cresceu 0,2% no último trimestre de 2000, o ritmo mais baixo verificado desde 1999.
O Governo alemão pretende levar a cabo cortes nos impostos a partir deste ano, na tentativa de impulsionar o investimento e o consumo privado na maior economia da zona da moeda única.
O abrandamento económico dos Estados Unidos (EUA), cujo PIB se expandiu a um ritmo de 1,1% no quarto trimestre de 2000, deverá afectar as exportações da Alemanha nos próximos meses.
Os EUA são responsáveis por cerca de 13% das exportações da Zona Euro e por 10% das vendas externas da Alemanha.