Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Deputados do PS, PCP e BE vão às manifestações de Sábado

O ministro da Administração Interna afirmou hoje encarar com "toda a normalidade e naturalidade" as manifestações agendadas para sábado contra as novas medidas de austeridade, salientando que estas iniciativas serão "mais umas manifestações".

13 de Setembro de 2012 às 18:43
  • ...
Deputados do PS, PCP e BE participarão nas manifestações contra as medidas de austeridade, convocadas para sábado pelas redes sociais e que contam com mais de 42 mil presenças "confirmadas" no Facebook.

O deputado do PS e líder da distrital de Aveiro, Pedro Nuno Santos, confirmou à Lusa a presença na manifestação do Porto, assim como o deputado socialista e líder da JS, Pedro Alves, que referiu que não se trata de uma "presença institucional", de forma a respeitar o "carácter apartidário" das manifestações, que decorrerão em mais de 20 cidades portuguesas.

O coordenador do PS na comissão parlamentar de Finanças, João Galamba, disse à Lusa que "em princípio vai", porque apesar de não se identificar inteiramente com o 'slogan' da manifestação - "Que se lixe a 'troika', queremos as nossas vidas" -, considera que "é importante participar num movimento de levantamento do país contra esta loucura".

O deputado socialista, que chamou ao ministro das Finanças, no Parlamento, um "governante perigoso" e "irresponsável", explicou à Lusa que nunca foi muito de ir a manifestações e para identificar alguma teve de recuar aos desfiles do 25 de Abril, aos quais foi "em miúdo".

A constitucionalista e deputada independente eleita pelo PS Isabel Moreira disse à Lusa que só não vai à manifestação porque estará fora do país, mas sublinhou que, a manterem-se estas medidas, participará em futuros protesto de rua, além de trabalhar por "alternativas" no quadro do seu grupo parlamentar e em conjunto com o PS e o seu secretário-geral.

Membros do PCP, incluindo o deputado Miguel Tiago, estarão presentes nas manifestações, confirmou à Lusa fonte oficial do partido.

No Bloco, pelo menos as deputadas Catarina Martins e Ana Drago participarão nas manifestações, segundo confirmou o grupo parlamentar bloquista, mas esperam-se outras figuras dessa área política nos protestos.

Daniel Oliveira tem apelado à participação na manifestação na sua página do Facebook, assim como antigo eurodeputado independente eleito pelo BE Rui Tavares.

Miguel Macedo encara com "normalidade e naturalidade" manifestações de sábado

O ministro da Administração Interna afirmou hoje encarar com "toda a normalidade e naturalidade" as manifestações agendadas para sábado contra as novas medidas de austeridade, salientando que estas iniciativas serão "mais umas manifestações".

"Encaro com normalidade, sem qualquer dúvida, que as manifestações serão mais umas manifestações no quadro da democracia que somos e que, por isso, devemos encarar com toda a normalidade e naturalidade", afirmou Miguel Macedo.

O governante, que falava aos jornalistas durante uma visita à Unidade de Controlo Costeiro da GNR, em Lisboa, salientou que o direito a manifestar-se livremente é "absolutamente inatingível em democracia".

Contudo, o ministro da Administração Interna vincou que essa "liberdade" se insere também "num quadro de responsabilidade e de deveres".

Miguel Macedo disse ter a "certeza" de que os cidadãos que entenderem manifestar-se no sábado o farão respeitando os "deveres que todos temos quando pertencemos a uma comunidade democrática, a um país que é livre e se quer livre".

Estão marcadas para sábado manifestações em mais de 20 cidades portuguesas contra as novas medidas de austeridade anunciadas pelo Governo.

Ver comentários
Saber mais manifestação deputados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio