Notícia
DECO desiste de leilão com os supermercados e avança para negociação directa
A DECO - Associação de Defesa do Consumidor desistiu de avançar com um leilão para escolher o operador de supermercado com o melhor desconto num conjunto de produtos, pretendendo negociar directamente com as marcas até ao final de Junho.
No início de Abril, a DECO anunciou que realizaria no dia 2 de Junho um leilão de supermercados para escolher o melhor desconto num conjunto de 35 produtos essenciais, do qual os consumidores que se inscrevessem junto da associação, e recebessem o cartão DECO+, poderiam usufruir.
Num comunicado enviado às redacções, a associação informa que trocou o leilão por uma negociação directa com os operadores de supermercado que decorrerá até ao final deste mês, e que, por isso, os consumidores podem continuar a inscrever-se para vir a beneficiar do desconto.
O porta-voz da iniciativa, Miguel Lage, disse à agência Lusa que durante as reuniões preparatórias com os operadores foram detectados "problemas operacionais" na forma como executar os descontos, o que levou a que algumas propostas ao leilão "não cumprissem os requisitos" definidos pela DECO.
A Associação de Defesa do Consumidor pretendia que os supermercados apresentassem o melhor desconto possível num cabaz de 35 categorias de produtos essenciais, como leite, arroz, carne, peixe e fruta, independentemente da quantidade, da marca ou da altura da compra, durante 12 meses e em pelo menos 10 distritos do território nacional continental.
"Não pretendemos alterar os princípios básicos na negociação directa, estamos apenas a simplificar a abordagem" com os supermercados, disse Miguel Lage, assegurando que se mantém o objectivo da campanha: encontrar o melhor desconto na conta com o supermercado, que é uma das principais despesas familiares.
"Será usada uma metodologia para escolher o melhor operador, que passa por analisar o preço dos produtos em cada um dos operadores e o desconto que oferece, calcular o valor líquido do produto e escolher o mais baixo", explicou o porta-voz da DECO.
Miguel Lage indicou ainda que as regras serão esquematizadas com os operadores e que a DECO espera fechar a acção com um único operador até ao final de Junho, não tendo ainda a indicação de quando entrará em vigor o desconto.
Até lá, os consumidores podem continuar a aderir à campanha no website que a associação criou (www.poupenocabaz.pt), e que contava já com mais de 561.000 inscrições ao final da tarde de hoje.