Notícia
Daron Acemoglu, Simon Johnson e James Robinson vencem Nobel da Economia
A academia sueca atribuiu o Nobel da Economia a três investigadores de universidades norte-americanas pelo trabalho sobre a prosperidade das nações.
Os investigadores Daron Acemoglu, Simon Johnson e James Robinson venceram o Prémio Sveriges Riksbank de Ciências Económicas, conhecido como o Nobel da Economia. Os dois primeiros são do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e o terceiro da Universidade de Chicago.
A Real Academia Sueca de Ciências atribuiu o prémio pelo trabalho dos investigadores "sobre como as instituições são formadas e afetam a prosperidade". "Sociedades com um Estado de Direito deficiente e instituições que exploram a população não geram crescimento nem mudanças para melhor. A investigação dos laureados ajuda-nos a compreender porquê", justifica o juri.
"Reduzir as enormes diferenças de rendimento entre os países é um dos maiores desafios do nosso tempo. Os laureados demonstraram a importância das instituições de organização social para conseguir isto", disse Jakob Svensson, presidente do Comité para o Prémio de Ciências Económicas, na cerimónia de anúncio do galardão.
Os três economistas "mostraram que uma explicação para a diferença entre a prosperidade dos países está relacionada com a instituições que foram introduzidas durante a colonização". Quando essas instituições são inclusivas, países pobres tornaram-se prósperos depois de colonizados. Por oposição, "instituições de extração" tendem a resultar em antigas colónias com reduzidos níveis de prosperidade, beneficiando apenas, a curto prazo, os que estão no poder.
Daron Acemoglu e James Robinson são autores de "Porque falham as Nações? As origens do poder, da prosperidade e da pobreza". Em julho deste ano, Acemoglu deu uma entrevista ao Negócios sobre o presente e o futuro da inteligência artificial - com esta entrevista, o economista turco-americano deu o arranque à série "Os Mais Poderosos" de 2024.
O Prémio Sveriges Riksbank de Ciências Económicas é o último Nobel a ser conhecido, depois do anúncio dos vencedores nas categorias de Medicina, Física, Química, Literatura e Paz.
Os Prémios Nobel, que serão entregues em dezembro, representam um prémio em dinheiro de 11 milhões de coroas suecas (um milhão de dólares).
Os vencedores recebem também uma medalha de ouro de 18 quilates e um diploma nas cerimónias de entrega dos prémios, em dezembro, em Oslo e Estocolmo.
Notícia em atualização