Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Custo da mão-de-obra em Portugal subiu 6,2% no 1.º trimestre, acima da média da UE

O aumento do custo de mão-de-obra em Portugal entre janeiro e março foi bastante superior tanto na comparação anual (1,2%) como trimestral (1.4%).

Salários abaixo da média enfrentam o dobro do agravamento fiscal.
Pedro Catarino
16 de Junho de 2023 às 11:35
  • ...
O custo da mão-de-obra por hora aumentou 6,3% em Portugal no primeiro trimestre, ficando acima da subida média da União Europeia (5,3%) e da Zona Euro (5%).

As maiores subidas foram registadas na Bulgária (+15,7%), Roménia (+14,3%) e Lituânia (+13,2%), com mais quatro Estados-membros a registarem aumentos acima de 10%: Estónia (+12%), Croácia (+11,3%), Polónia (+10,7%) e Bélgica (+10,1%), de acordo com dados divulgados, esta sexta-feira, pelo Eurostat.

A Irlanda foi o único Estado-membro onde o custo de trabalho por hora diminuiu (-1,2%).

Os dados analisam os custos salariais e não salariais. Dividindo as duas componentes verifica-se que, entre janeiro e março, os salários e vencimentos por hora cresceram 5% na UE e 4,6% na Zona Euro.

Em Portugal, nesta rubrica, o aumento foi de 5,9%, muito abaixo do crescimento da componente não salarial que foi de 7,3% nos primeiros três meses do ano, ficando acima tanto da média da UE (6,1%) como da Zona Euro (6,2%), segundo o gabinete de estatísticas europeu.

O aumento do custo da mão-de-obra em Portugal no primeiro trimestre do ano passado foi de 1,2% e no últimos três meses de 2022 de 1,4%.

Ver comentários
Saber mais economia negócios e finanças macroeconomia conjuntura UE salários emprego
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio