Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Consumo das famílias norte-americanas cresce 0,3% em Março

O consumo das famílias norte-americanas cresceu 0,3% em Março, face ao mês anterior, enquanto os rendimentos progrediram 0,5% no mesmo período, em linha com as estimativas dos analistas, anunciou...

30 de Abril de 2001 às 14:06
  • ...
O consumo das famílias norte-americanas cresceu 0,3% em Março, face ao mês anterior, enquanto os rendimentos progrediram 0,5% no mesmo período, em linha com as estimativas dos analistas, anunciou hoje o Governo dos Estados Unidos (EUA).

Em Fevereiro, o consumo das famílias tinha avançado 0,2%, enquanto os rendimentos dos norte-americanos registaram um aumento de 0,5%, segundo a mesma fonte.

Os gastos das famílias em serviços, que representam mais de 50% do total, aumentaram 0,7% em Março, consolidando a progressão de 0,2% registada no mês anterior.

O consumo de bens duradouros evoluiu em sentido contrário, ao cair 1,1%, depois de subir 1,6% em Fevereiro, com as vendas de automóveis a recuarem 4,2% para uma taxa anual de 17,1 milhões de veículos.

O segmento dos bens não duradouros manteve-se inalterado em Março, após apresentar uma queda de 0,5% em no mês anterior.

Nos primeiros três meses do corrente ano, o consumo das famílias aumentou a uma taxa anual de 3,1%, acima da taxa de 2,8% registada nos três meses anteriores.

A taxa de poupança das famílias, que mede os gastos face aos rendimentos disponíveis, caiu para os 0,8% negativos, contra os 0,1% negativos registados em Fevereiro.

Os dados divulgados hoje indiciam que o consumo, que representa cerca de 75% do produto interno bruto dos EUA, continua a subir, apesar dos sinais de abrandamento da maior economia mundial.

Desde o início deste ano, a Reserva Federal (FED) norte-americana já baixou a sua taxa de juro de referência num total de 200 pontos base, para os actuais 4,5%. A descida do preço do dinheiro pode constituir um incentivo para as famílias e as empresas contraírem empréstimos, com o objectivo de aumentarem os seus níveis de consumo e de investimento.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio