Notícia
Consulado Geral de São Paulo volta a receber pedidos de nacionalidade a 1 de Novembro
O Consulado-Geral de Portugal em São Paulo e o Escritório Consular de Portugal em Santos vão voltar a receber pedidos de nacionalidade portuguesa a partir do dia 1 de Novembro, anunciou o gabinete do secretário de Estado das Comunidades numa nota enviada às redacções.
O Consulado-Geral de Portugal em São Paulo e o Escritório Consular de Portugal em Santos, no Brasil, vão voltar a receber pedidos de nacionalidade portuguesa a partir do dia 1 de Novembro, anunciou o gabinete do secretário de Estado das Comunidades numa nota enviada às redacções.
A 18 de Outubro foi anunciada a suspensão até 2 de Janeiro de 2019 da recepção de novos requerimentos de reconhecimento de nacionalidade para brasileiros e luso-descendentes nestes serviços consulares devido à incapacidade responderem "ao número crescente de pedidos", que acabou por "provocar, necessariamente, demoras na capacidade de processamento, análise e conclusão dos novos pedidos apresentados", fez saber o Consulado-Geral de São Paulo num comunicado publicado no seu sítio na Internet.
Os pedidos de visto naquele consulado cresceram 34% de Janeiro a Setembro, face ao mesmo período de 2017, o que "sobrecarregou os serviços". Teve que ser dada prioridade a estes requerimentos porque têm um prazo legal a cumprir para serem atribuídos, explicou. Por esse motivo, foi necessário suspender os pedidos de nacionalidade que, em conjunto, no Consulado-Geral em São Paulo e no Escritório Consular em Santos são em média entre 600 a 700 por mês, revelou a mesma fonte.
No ano passado este foi o consulado que mais pedidos de nacionalidade portuguesa recebeu em toda a rede consular portuguesa, totalizando 12.217 pedidos.
Notícia actualizada às 13:17 com mais informações