Notícia
Confiança económica na Alemanha cresce inesperadamente em Julho
A confiança económica juntos dos executivos germânicos cresceu no mês de Julho, contrariando as estimativas dos analistas, e depois de ter registado em Junho o valor mais baixo dos últimos cinco anos, divulgou o instituto de estatística alemão Ifo.
De acordo com uma sondagem realizada pelo Ifo junto de sete mil empresas, a confiança económica dos executivos cresceu pela primeira vez em seis meses em Julho, atingindo os 89,8 pontos, acima dos 89,5 pontos registados no mês anterior, enquanto os analistas apontavam uma quebra da confiança para os 88,9 pontos.
Segundo o mesmo instituto, os executivos alemães estão mais confiantes quanto ao futuro, com o índice que mede as expectativas futuras a crescer de 93,5 para os 95 pontos no mês de Julho.
A Alemanha, a maior economia da Zona Euro, não registou qualquer crescimento durante o segundo trimestre, de acordo com o Bundesbank, e, segundo a Comissão Europeia, deverá apresentar este ano menor taxa de crescimento económico entre os países da Zona Euro. Os valores oficiais do produto interno bruto (PIB) da Alemanha relativos ao segundo trimestre serão divulgados amanhã.
De acordo com analistas citados pelas agências internacionais, «um corte nas taxas de juro por parte do Banco Central Europeu (BCE) poderá ajudar as economias da Zona Euro a recuperar.
O BCE vai reunir no próximo dia 30 de Agosto para definir a política monetária para a Zona Euro, cuja taxa de juro se situa nos 4,5%. Na maior economia mundial o custo do dinheiro ascende aos 3,5%, depois de ontem a Reserva Federal ter cortado a taxa de juro pela sétima vez desde o início do ano, com objectivo de impulsionar o crescimento económico dos Estados Unidos.