Notícia
Confiança dos empresários franceses cresce pelo segundo mês consecutivo em Janeiro
A confiança dos empresários na França cresceu pelo segundo mês consecutivo em Janeiro, na medida em que os executivos prevêem um aumento de produção, sugerindo que a Europa irá evitar uma recessão económica.
O índice que contempla duas mil empresas aumentou para os 92 pontos, contra os 89 pontos registados em Novembro, segundo dados o centro nacional de estatística Insee.
O Banco da França afirmou em comunicado que a economia do país «provavelmente» cresceu no último trimestre ao ritmo «mais lento» dos últimos cinco anos.
Os gastos dos consumidores em França deverão auxiliar a Europa a evitar a recessão. O banco central revelou que a economia «provavelmente expandiu-se apenas 0,1% nos últimos três meses de 2001 e que crescerá ao mesmo ritmo no primeiro trimestre deste ano», segundo a mesma fonte.
A economia francesa registou um acréscimo de cerca de 2% em 2001, menos 1,5 pontos percentuais do registado no período homólogo.
Laurent Fabius, ministro das finanças francês, reviu em baixa esta semana a estimativa para o crescimento da economia para 2002 que estava compreendida entre os 2,25% e os 2,75%.
Na Alemanha, maior parceiro de negócio da França o índice de confiança dos empresários cresceu pelo terceiro mês consecutivo em Janeiro.