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China constrói aviões comerciais de grande porte para competir com Airbus
A China quer desenvolver aviões comerciais de grande porte até 2020 para competir com os gigantes Boeing e Airbus, numa altura em que o mercado de aviação chinês vive um período de grande expansão, diz hoje a imprensa estatal.
A China quer desenvolver aviões comerciais de grande porte até 2020 para competir com os gigantes Boeing e Airbus, numa altura em que o mercado de aviação chinês vive um período de grande expansão, diz hoje a imprensa estatal.
O objectivo, anunciado por um responsável da indústria de aviação, surge na sequência de um ambiente de confiança resultante do aparente sucesso no desenvolvimento do primeiro avião comercial chinês, o ARJ-21, um aparelho de média dimensão que começará a voar no próximo ano.
Com a estimativa na procura de novos aparelhos de aviação a atingir as 2230 unidades até 2025, o Governo chinês espera conseguir ainda retirar dividendos para as empresas nacionais que controla, ao traçar novos planos de desenvolvimento para o sector, segundo o jornal oficial chinês Beijing Daily.
Liu Daxiang, responsável da China Aviation Industry Corporation I, cita do pelo jornal, afirma que o programa de desenvolvimento de aviões de grande par te vai exigir novos avanços tecnológicos por parte da China.
Liu não avançou pormenores sobre o tamanho do aparelho, mas só os aviões com mais de 100 toneladas e capacidade superior a 200 passageiros é que são considerados de grande porte.
A China abandonou nos anos 70 um projecto para construção deste tipo de aviões, mas recentemente tornou-se um dos maiores clientes da americana Boeing.
A empresa brasileira Embraer SA tornou-se em 2004 a primeira empresa produtora de aviões estrangeira a abrir uma fábrica na China, enquanto a Airbus assinou um acordo no ano passado para instalar uma unidade no país para a construção do modelo médio A320.