Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

China cancela intervenção de presidente do conselho europeu na abertura de feira em Xangai

Na mensagem de vídeo pré-gravada, Charles Michel criticava a guerra na Ucrânia e apelava uma menor dependência comercial da UE em relação à China.

  • 3
  • ...

O vídeo tinha sido gravado pelo presidente do Conselho Europeu para ser exibido na inauguração da China International Import Expo (CIIE), em Xangai, sendo uma de várias mensagens pré-gravadas por líderes mundiais para assinalar a ocasião. Mas, de acordo com a agência Reuters, o vídeo de Charles Michel foi removido pelas autoridades chinesas.

Nesta mensagem, Michel criticava a "guerra ilegal" na Ucrânia e apelava a uma redução da dependência comercial da União Europeia em relação à China, disseram à Reuters três diplomatas europeus que pediram anonimato.

"O Presidente Michel foi convidado a dirigir-se ao 5.º Fórum CIIE Hongqiao em Xangai. Tal como foi pedido pelas autoridades chinesas, enviámos uma mensagem pré-gravada, que acabou por não ser exibida. Abordámos a questão através dos canais diplomáticos normais", disso à Reuters um porta-voz de Charles Michel.


Os organizadores do evento não comentaram o sucedido, e um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês disse não conhecer a questão. "Não tenho conhecimento da situação em causa. Não posso comentar", disse  Zhao Lijian, durante a conferência de imprensa diária.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio