Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Chegaram a Portugal mais 27 migrantes do navio "Aquarius"

Os ministérios da Administração Interna e da Presidência e da Modernização Administrativa confirmaram que na noite desta quinta-feira chegaram a Portugal mais 27 migrantes que permaneciam a bordo do navio "Aquarius".

Reuters
Lusa 05 de Outubro de 2018 às 09:37
Mais 27 migrantes do navio humanitário "Aquarius", que atracou em Malta, chegaram na quinta-feira à noite a Portugal, informaram os gabinetes dos ministros da Administração Interna e da Presidência e da Modernização Administrativa, em comunicado.

De origem somali, os migrantes, seis mulheres e 21 homens, foram acolhidos pela Câmara Municipal de Lisboa (18) e pela ADFP - Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional (9), em Penela, distrito de Coimbra, detalha o comunicado conjunto.

Tanto aquela câmara como a ADFP têm sido "parceiros activos e empenhados no acolhimento e integração de pessoas refugiadas, nomeadamente ao abrigo do Programa de Recolocação da União Europeia, fazendo parte da resposta descentralizada", salientaram os ministérios, declarando que este esforço "é para o Governo português fonte de orgulho e de esperança".

Estes migrantes são recebidos numa acção humanitária concertada que, além de Portugal, envolve França, Espanha, Luxemburgo e Alemanha.

Em 27 de Setembro, a Câmara do Fundão, no distrito de Castelo Branco, recebeu 19 migrantes que, em Julho, tinham sido resgatados por aquele navio humanitário.

Este grupo integrava 17 homens e duas mulheres, provenientes da Eritreia (14), Nigéria (3), Iémen (1) e Sudão (1).

Em 14 de Agosto, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou à Lusa que Portugal estava disponível para acolher 30 dos 244 migrantes que se encontravam no navio humanitário "Aquarius", em operação articulada com Espanha e França.

Uma semana depois, o ministério de Eduardo Cabrita informou que seriam acolhidos 50 migrantes recolhidos pelo "Aquarius".

Nos 31 meses que opera na rota do Mediterrâneo central - utilizada pelos fluxos migratórios provenientes do norte de África e do Médio Oriente, com passagem pela Líbia e com destino a Itália e Malta -, o navio "Aquarius" salvou cerca de 30 mil pessoas em 230 operações de salvamento.
Ver comentários
Saber mais Aquarius Câmara Municipal de Lisboa Portugal Itália Câmara do Fundão
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio