Notícia
Câmaras do Porto e Lisboa têm o dobro da dívida permitida
Porto, Gaia, Vila do Conde, Sesimbra, Loures Setúbal, Figueira da Foz e Lisboa têm mais do dobro do endividamento permitido e estão numa lista de 57 câmaras que não podem contrair mais dívidas este ano, segundo dados da Direcção Geral das Autarquias Locai
Porto, Gaia, Vila do Conde, Sesimbra, Loures Setúbal, Figueira da Foz e Lisboa têm mais do dobro do endividamento permitido e estão numa lista de 57 câmaras que não podem contrair mais dívidas este ano, segundo dados da Direcção Geral das Autarquias Locais.
Segundo o «Semanário Económico», ainda assim, os restantes 251 municípios podem endividar-se até um montante global de 258 milhões de euros em empréstimos de médio e longo prazo.
Entretanto, a Lei das Finanças Locais está pronta do ponto de vista técnico, faltando-lhe agora a componente política para ser aprovada pelo Governo.
A necessidade de aprovação por dois terços da assembleia municipal de um empréstimo superior a um terço da capacidade de endividamento das câmaras é uma das principais novidades do ante-projecto.