Notícia
Bush quer duplicar tempo de prisão para executivos fraudulentos
George W. Bush, o presidente dos Estados Unidos, vai anunciar hoje em Wall Steet que quer duplicar para 10 anos o tempo de prisão para os executivos que sejam condenados por fraude, bem como aumentar o financiamento da SEC.
Num comunicado da Casa Branca, que antecipa o discurso a efectuar hoje por Bush, às 16h30, são apresentadas as propostas do presidente dos Estados Unidos.
Bush quer aumentar em 100 milhões de dólares (101 milhões de euros) o financiamento da SEC, para que a entidade reguladora do mercado de capitais dos EUA reforce a revisão das empresas norte-americanas, depois dos últimos escândalos contabilísticos da WorldCom, da Enron, da Xerox e de outros.
Com este reforço a SEC poderá contratar mais auditores e melhorar o sistema tecnológico com vista a aumentar o controlo das contas empresariais por parte de entidade reguladora.
«O presidente quer expor e punir actos de corrupção, tirar as práticas contabilísticas das sombras e proteger os pequenos investidores e detentores de fundos de pensões», refere o comunicado.
Bush apelou à verdadeira independência dos auditores, gestores e directores das empresas, exigência da aprovação dos accionistas dos planos de «stock options» e à não possibilidade de as empresas concederem empréstimos aos seus directores.