Notícia
Bush e Merkel exigem retirada das tropas russas na Geórgia
O presidente George Bush exigiu hoje a retirada das forças militares russas da Geórgia, afirmando que a intimidação exercida por Moscovo é intolerável. A chanceler alemã, Angela Merkel, defendeu, em Moscovo, a retirada das tropas russas da Geórgia, considerando "desproporcional" a intervenção militar na Ossétia do Sul.
15 de Agosto de 2008 às 18:06

O presidente dos EUA, George Bush, afirmou hoje em Washington que “Moscovo tem de honrar o compromisso de retirar as forças invasoras de todo o território da Geórgia”. Bush acrescentou que a “intimidação e opressão” exercidas pela Rússia não serão toleradas e são impróprias na diplomacia do século XXI.
O Presidente Medvedev afirmou que "a Rússia espera uma avaliação objectiva, e não unilateral da situação na Ossétia do Sul por parte da comunidade internacional".
O Presidente russo sublinhou que a Rússia não pretende a deterioração das relações com o mundo, mostrando-se aberto a conversações com os Estados Unidos sobre a instalação de um sistema de defesa anti-míssil na Polónia e República Checa por Washington. "A instalação de mísseis norte-americanos na Polónia é triste, mas não é dramática", frisou.