Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bundesbank prevê Alemanha estagnada no terceiro trimestre

O banco central alemão afirma que o crescimento da economia alemã poderá ser nulo no terceiro trimestre, tendo em conta as dificuldades que afectam a indústria automóvel germânica. O impacto dos novos testes de emissões e de políticas proteccionistas deverá reduzir nos últimos três meses do ano, avança ainda a instituição.

Bloomberg
22 de Outubro de 2018 às 12:07
  • ...

O crescimento da maior economia europeia, a alemã, deverá ter estagnado no terceiro trimestre do ano, estima o Bundesbank. Apesar de se prever uma "interrupção temporária", de acordo com a mesma instituição, este será o primeiro trimestre a não apresentar crescimento em mais de três anos.  

O banco central alemão conforta contudo afirmando que o "ciclo favorável na Alemanha está basicamente intacto" e assegurando que o "intervalo no crescimento não vai ser duradouro". "É esperada uma expansão económica significativa em termos de produção no trimestre corrente", lê-se no relatório da instituição.

Um dos principais factores a travar a economia alemã é a mudança nos procedimentos para testar as emissões dos veículos, a qual deixou "marcas profundas" na indústria automóvel pelas quebras na produção, assinala o Bundesbank.

Também o facto de se tratar de uma economia assente nos movimentos de exportação pesa no balanço germânico. Desde o início do ano que Berlim sofre com as medidas proteccionistas implementadas por exemplo pelos Estados Unidos, decretaram tarifas de 25% sobre as importações de automóveis oriundas da União Europeia, situação que os líderes de ambas as partes esperam ver solucionada através de um novo acordo ainda em Novembro 

Anteriormente, já o ministro da Economia havia apontado no mesmo sentido, tendo mesmo baixado as projecções de crescimento para 2018 e 2019 no início de Outubro, justificando-se com a diminuição da procura externa.

Ver comentários
Saber mais Berlim Bundesbank Alemanha ministro da Economia Estados Unidos economia negócios e finanças economia (geral) macroeconomia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio