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Brasil investe 24,6 milhões de euros em turismo em 2004

O Brasil irá investir 29 milhões de dólares (24,6 milhões de euros), na promoção turística reforçando a sua aposta neste sector. Portugal vai ser o ponto de partida para a promoção no resto da Europa.

08 de Outubro de 2003 às 14:51
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O Brasil irá investir 29 milhões de dólares (24,6 milhões de euros), na promoção turística reforçando a sua aposta neste sector, afirmou Eduardo Sanovicz, presidente da Embratur, Instituto do Turismo Brasileiro, em Lisboa. Portugal vai ser o ponto de partida para a promoção no resto da Europa.

Os escritórios de promoção turística na Europa serão coordenados por Portugal e a nível global irão representar um investimento de cerca de 1,2 milhões de dólares (1,02 milhões de euros).

Quanto ao investimento direccionado para Portugal, Sanovicz não se quis pronunciar, alegando que «depende do volume de negócio e da sua expansão».

O presidente da Embratur reforçou que o Governo liderado por Lula da Silva está a apostar fortemente na promoção turística e esta acção vem demonstrar isso mesmo.

A Europa representa cerca de 40% dos turistas estrangeiros que vão para o Brasil, sendo que metade dos europeus são portugueses, segundo dados desta entidade.

Sanovicz sublinhou que o Brasil tem ainda muito que fazer quanto à promoção turística, referindo que a promoção do país tem sido um dos seus maiores problemas. «Temos a legislação, completamente adequada, como as infra-estruturas e a promoção é a factura não quitada (não cobrada) do turismo brasileiro».

O Governo brasileiro, em Abril do corrente ano, lançou o Plano Nacional do Turismo que tem como meta registar nove milhões de turistas em 2007, contra os cerca de 3,5 milhões, registados na presente data.

Os mercados argentino e norte-americano continuam a ser os que mais pesam nas receitas provenientes do turismo no Brasil, apesar de terem registado um decréscimo nos últimos tempos. Eduarto Sanovicz afirmou que a tendência é que a Argentina e os EUA recuperam, representando ainda mais, ao contrário da Europa que poderá ter um peso menor dos actuais 40%.

Embratur lança primeira acção de promoção turística do Brasil na Europa em Portugal

A Embratur lançou, hoje, em Portugal, a primeira acção de promoção turística do Brasil na Europa que «reflecte a nova estrutura do turismo brasileira» afirmou Eduardo Sanovicz, presidente da entidade, em conferência de imprensa.

Eduardo Sanovicz divulgou que a Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo, a Infraero, empresa brasileira de infra-estrutura aeroportuária, e a ABIA-Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, irão integrar várias iniciativas de promoção do Brasil na Europa, entre as quais se encontram a instalação de escritórios de promoção na Europa.

Portugal «terá a coordenação dos escritórios da Europa, mas as actividades serão catalizadas em Brasília» disse Sanovicz, acrescentando que serão criadas, também, unidades em «Londres, até ao final do Ano, França, Itália, Espanha e Alemanha e depois paramos por dois ano».

O presidente da Embratur frisou que estes destinos foram escolhidos pela sua proximidade, identidade cultural e mercados alvos para o Brasil. Estes escritórios servirão de catalizadores de investimento e de pontes para a presença em diversos eventos relacionados com o sector.

Brasil investe 24,6 milhões de euros em turismo em 2004

O Brasil irá investir «29 milhões de dólares (24,6 milhões de euros), na promoção turística e os escritórios irão representar cerca de 1,2 milhões de dólares (1,02 milhões de euros)», segundo a mesma fonte. Quanto ao investimento direccionado para Portugal, Sanovicz não se quis pronunciar, alegando que «depende do volume de negócio e da sua expansão».

O presidente da Embratur reforçou que o Governo liderado por Lula da Silva está a apostar fortemente na promoção turística e esta acção vem demonstrar isso mesmo.

A Europa representa cerca de 40% dos turistas estrangeiros que vão para o Brasil, sendo que metade dos europeus são portugueses, segundo dados desta entidade.

Sanovicz sublinhou que o Brasil tem ainda muito que fazer quanto à promoção turística, referindo que a promoção do país tem sido um dos seus maiores problemas. «Temos a legislação, completamente adequada, como as infra-estruturas e a promoção é a factura não quitada (não cobrada) do turismo brasileiro».

O Governo brasileiro, em Abril do corrente ano, lançou o Plano Nacional do Turismo que tem como meta registar nove milhões de turistas em 2007, contra os cerca de 3,5 milhões, registados na presente data.

Os mercados argentino e norte-americano continuam a ser os que mais pesam nas receitas provenientes do turismo no Brasil, apesar de terem registado um decréscimo nos últimos tempos. Eduarto Sanovicz afirmou que a tendência é que a Argentina e os EUA recuperam, representando ainda mais, ao contrário da Europa que poderá ter um peso menor dos actuais 40%.

Brasil investe 1,5 mil milhões de euros nos próximos quatro anos em aeroportos

O Brasil pretende investir «1,5 mil milhões de euros nos aeroportos», nos próximos quatro ano afirmou o presidente da Infraero, Carlos Wilson. O país ficará com 65 aeroportos para receber o fluxo de turistas ambicionados pelo Governo.

«Estamos a criar grandes aeroportos no nordeste» disse Wilson, sendo que em Maio será inaugurado um no Recife, no Nordeste do Brasil, e outro em Maceió.

O presidente da Infraero concluiu que «o Brasil está com uma malha de aeroportos preparada para receber os nove milhões de turistas».

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