Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Silvio Berlusconi morre aos 86 anos

Morreu o ex-primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, aos 86 anos, avança o diário italiano Corriere dela Sera. O antigo governante tinha sido hospitalizado na sexta-feira passada, depois de ter recebido alta três semanas antes.

Guglielmo Mangiapane / Reuters
  • ...

Morreu o ex-primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, aos 86 anos, avança o diário italiano Corriere dela Sera.


O magnata dos media tinha vindo a receber tratamento na unidade de cuidados intensivos do Hospital de San Raffaele, em Milão. Recentemente, Berlusconi tinha sido diagnosticado com uma infeção pulmonar associada à "leucemia mielomonocítica crónica da qual sofre há algum tempo", segundo os seus médicos.

O ex-primeiro-ministro tinha sido hospitalizado na sexta-feira passada, depois de ter recebido alta três semanas antes.

Nos últimos anos, Berlusconi, um dos homens mais ricos de Itália, com uma fortuna estimada pela Forbes em 6,4 mil milhões de euros, teve vários episódios de hospitalizações.

Silvio Berlusconi entrou na política em 1994 e foi primeiro-ministro durante nove anos. Apesar de uma série de escândalos sexuais e de processos judiciais - tendo chegado a ser condenado por fraude fiscal o que levou à sua expulsão do Senado em 2013 - que mancharam a sua imagem, manteve um lugar especial no coração de muitos italianos.

Além dos escândalos que o levaram a tribunal, Berlusconi ficou conhecido por algumas decisões pouco ortodoxas, que fizeram uns odiá-lo e outros amá-lo, foi o caso dos restauros no palácio Chigi, sede do governo italiano, em 2011.

Nesse ano, orçamento do país sofreu um corte de 46% na rubrica de conservação de património do país, no entanto, o então primeiro-ministro gastou 70 mil euros no restauro de duas estátuas clássicas, tendo acrescentado braços e um pénis a uma delas, o que na altura foi considerado um método de restauro pouco ortodoxo.

A imprensa italiana revelou na altura que o então governante terá mesmo perguntado ao seu arquiteto: porque é que as esculturas na China têm ar de ser novas e às nossas faltam braços e cabeças?"


O "imortal" na política e no futebol 

Apelidado de "o imortal" pela sua longevidade na política e reeleito para o Senado em 2022, Berlusconi foi ainda uma figura marcante do futebol italiano, tendo detido o AC Milan. Em 2017, o magnata deixou de ser dono do clube, tendo vendido 99,93% do capital social do clube de Milanello por aproximadamente 740 milhões de euros.

Enquanto dono do AC Milan, Berlusconi conseguiu ganhar cinco Ligas dos Campeões e oito "scudettos".

Foi então, que um ano e meio depois de vender o clube, que o ex-primeiro-ministro acabou por comprar o Monza – um clube da série C- por três milhões de euros. No verão do ano passado, o clube chegou à série A, a primeira vez nos seus mais de 100 anos de história. 



(Notícia atualizada às 11:32 horas com história sobre os restauros no palácio Chigi, sede do governo italiano).

Saber mais Silvio Berlusconi Corriere dela Sera Itália
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio