Notícia
BCE mantém taxa de juro nos 3,25%
O Banco Central Europeu (BCE) manteve hoje inalterada a principal taxa de juro da Zona Euro nos 3,25%, tal como era previsto pelos analistas.
De acordo com as agências internacionais, os analistas são unânimes em considerar que o BCE deverá rever em baixa até ao final do primeiro trimestre o custo dinheiro na Zona Euro, se os dados continuarem a indicar uma recuperação lenta das economias que partilham a moeda única.
A produção da industria manufactureira na Zona Euro diminuiu menos Dezembro, do que a quebra registada em Novembro, indiciando que o período de abrandamento económico poderá estar a chegar ao fim.
Segundo Ernst Welteke, presidente do Bundesbank e membro do Conselho de Governadores do BCE, a economia alemã, a maior da Zonae Euro, deverá começar a recuperar este ano, depois de ter entrado em recessão nos últimos três meses de 2001.
O actual custo do dinheiro na Zona Euro resulta de quatro cortes realizados ao longo de 2001, que levou à redução da taxa de juro dos 4,75% para os 3,25%.
Nos Estados Unidos, a Reserva Federal cortou a sua principal taxa de juro por 11 vezes em 2001, colocando o custo do dinheiro no valor mais baixo dos últimos 40 anos, nos 1,75%, enquanto na Zona Euro foram realizados apenas quatro cortes, em virtude da taxa de inflação se situar acima dos 2%, pretendidos pelo BCE.
Esta foi a primeira reunião do BCE para decidir sobre a taxa de juro na Zona Euro desde que a moeda única entrou em circulação.