Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE faz empréstimos em dólares aos bancos da Zona Euro em coordenação com a Fed

O Banco Central Europeu coordenou-se com várias autoridades monetárias nacionais para ceder liquidez em moeda norte-americana. As bolsas intensificaram os ganhos e o euro disparou.

15 de Setembro de 2011 às 14:34
  • 1
  • ...
O BCE anunciou que vai emprestar dinheiro em dólares aos bancos da Zona Euro através de três empréstimos distintos, com uma maturidade de aproximadamente três meses, de modo a garantir que as entidades financeiras dispõem de suficiente moeda norte-americana até ao final do ano.

A autoridade monetária presidida por Jean-Claude Trichet (na foto) anunciou que, em coordenação com a Reserva Federal, o Banco de Inglaterra, o Banco do Japão e o banco central da Suíça, irá realizar três operações de cedência de liquidez em dólares.

Os mercados estão todos a reagir em alta a esta notícia, sobretudo as bolsas europeias e norte-americanas, bem como o euro. A moeda única ganha 1,06% para 1,3898 dólares e nas bolsas europeias os principais índices acionistas margam ganhos em torno de 3%.

Ontem, a Bloomberg salientava que o mercado de financiamento em dólares começa a apertar para as instituições financeiras da Zona Euro. Isto depois de o BCE ter anunciado que iria emprestar dólares a dois bancos da Zona Euro, um sinal de que estes estão a ter mais dificuldades em conseguir financiar-se em moeda americana nos mercados.

Assim, o BCE destinou 575 milhões de dólares numa operação regular de cedência de liquidez a sete dias, a uma taxa fixa de 1,1%. Foi a primeira vez desde 17 de Agosto que uma entidade financeira solicitou dólares à autoridade monetária europeia.

O prémio que os bancos europeus pagam para obterem crédito em dólares através do mercado de swaps está perto do nível mais alto de quase três anos.

O custo de converter para dólares os pagamentos denominados em euros – tendo como base os swaps cambiais a um ano – era de 98,5 pontos base abaixo da taxa interbancária Euribor a meio da manhã de ontem em Frankfurt, o que representava um prémio na compra de dólares. Esta semana, o prémio chegou a estar nos 112,6 pontos base, o máximo desde 2 de Dezembro de 2008, segundo os dados da Bloomberg.

Ver comentários
Saber mais BCE financiamento liquidez dólares concertado Fed BoE Banco do Japão
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio