Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE deve baixar hoje os juros da Zona Euro

O Banco Central Europeu (BCE) deverá efectuar hoje uma redução da sua principal taxa de juro, na tentativa de estimular a economia europeia, depois dos sinais de abrandamento divulgados recentemente.

08 de Novembro de 2001 às 09:53
  • ...
O Banco Central Europeu (BCE) deverá efectuar hoje uma redução da sua principal taxa de juro, na tentativa de estimular a economia europeia, depois dos sinais de abrandamento divulgados recentemente.

Caso se verifique uma diminuição do preço do dinheiro, a taxa directora do BCE vai registar o quarto corte desde o início deste ano, depois de três reduções que totalizaram 100 pontos base, para os actuais 3,75%.

A generalidade dos analistas acredita que o Conselho dos Governadores do BCE vai decidir hoje a favor da descida dos juros, mas as opiniões dividem-se sobre se esse movimento será de 25 ou de 50 pontos base.

O presidente do Bundesbank e membro do Banco Central Europeu (BCE), Ernst Welteke, disse ontem que a tendência de abrandamento da economia da Zona Euro poderá agravar-se nos próximos tempos, face aos sinais de queda da confiança dos agentes económicos, indiciando que estaria para breve uma diminuição dos juros.

A confiança dos empresários na economia da Zona Euro atingiu em Outubro o valor mais baixo dos últimos cinco anos, segundo dados da Comissão Europeia, depois do Fundo Monetário Internacional (FMI) ter revisto em baixa a estimativa de crescimento para a Zona Euro em 2001, para os 1,6%.

O presidente do BCE, Wim Duisenberg, afirmou no início desta semana que a inflação europeia está a aproximar-se dos valores pretendidos, manifestando-se convicto de que «o Conselho dos Governadores do BCE terá em conta estes factores».

A taxa de inflação da Zona Euro, medida pelo índice de preços no consumidor harmonizado (IPCH), abrandou pelo quinto mês consecutivo em Outubro, para os 2,4%, aproximando-se da meta de 2% traçada pelo BCE e facilitando desse modo uma diminuição dos juros.

A descida dos juros costuma impulsionar o investimento e o consumo, através da redução dos encargos afectos à contracção de empréstimos. No entanto, esse movimento pode provocar também o incremento das pressões inflacionistas, devido ao aumento da procura.

Nos Estados Unidos (EUA), a Reserva Federal (FED) já cortou a sua taxa directora em 450 pontos base desde o dia 3 de Janeiro, colocando o preço do dinheiro nos 2%, o nível mais baixo dos últimos 40 anos, na tentativa de evitar uma quase certa recessão na maior economia mundial.

O BCE vai anunciar a sua decisão sobre a política monetária da Zona Euro às 12h45 de Lisboa.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio