Notícia
Oficial: Autor do atentado de Barcelona foi abatido
Younes Abouyaaqoub foi morto no âmbito de uma operação em Subirats, a cerca de 50 quilómetros da capital catalã.
Confirmem que la persona abatuda a l'incident de #Subirats és Younes Abouyaaqoub, autor de l'atemptat terrorista a #Barcelona
— Mossos (@mossos) 21 de agosto de 2017
Abouyaaqoub, de 22 anos, foi morto em Subirats, nas imediações de Sant Sadurní d’Anoia, nos arredores da capital catalã. A polícia local (Mossos d'Esquadra) tinha avançado ao início desta tarde que estava uma operação em curso na localidade de Subirats, a 10 quilómetros de Sant Sadurní d’Anoia.
O La Vanguardia conta que o suspeito foi detectado esta tarde por uma habitante, que o viu aproximar-se de casas. A mulher, reconhecendo o alegado suspeito, perguntou-lhe o que fazia ali, tendo ele fugido em direcção a umas vinhas. A habitante informou as autoridades, que se mobilizaram rapidamente para a zona.
"Recebemos alerta de presença de pessoa suspeita em Subirats e activámos o dispositivo policial que a esta hora continua em marcha", lê-se num dos tweets publicados pela polícia.
| @mossos reports that the terrorist killed in #Subirats has attached to the body, which appears to be an explosive belt. #Barcelona pic.twitter.com/TnylPdsde0
— Julián Mateos. (@MarquesdCaceres) 21 de agosto de 2017
Num tweet posterior, a polícia informava que o suspeito, que tinha o que parecia ser um cinto com explosivos, tinha sido abatido. As autoridades manobraram um robot nas proximidades do suspeito na eventualidade de se confirmar que tinha explosivos consigo.
A estrada onde as autoridades abateram o suspeito está cortada e as imagens transmitidas pelos órgãos de comunicação social dão conta de grande aparato, com um helicóptero a sobrevoar a zona.
17:05h La persona sospitosa de #Subirats porta adherit al cos el que sembla un cinturó d'explosius. L'individu ha estat abatut
— Mossos (@mossos) 21 de agosto de 2017
Noutro tweet, minutos antes, os Mossos davam conta do início da operação policial em Subirats (Alt Penedès), mas sem acrescentar mais pormenores.
16:59h Rebem avís de presència persona sospitosa a #Subirats i s'activa dispositiu policial que aquesta hora continua en marxa
— Mossos (@mossos) 21 de agosto de 2017
Depois do atropelamento no centro de Barcelona, nas Ramblas, o suspeito que conduzia a carrinha branca com que se perpetrou o ataque fugiu através de um mercado (La Boqueria). Na Zona Universitária, esfaqueou um homem (Pau Pérez) e fugiu no carro deste pela avenida Diagonal.16:39h Operatiu policial en marxa a Subirats. Difoneu només informació oficial
— Mossos (@mossos) 21 de agosto de 2017
Nesta artéria, o suspeito não parou no controlo policial, abalroou uma agente e fugiu. O carro seria encontrado na localidade de Sant Just Desvern, com o proprietário morto no interior. As autoridades contabilizam este homem como vítima mortal do ataque de Barcelona, que assim fez 14 mortos.
Além de Barcelona, na mesma noite um grupo de atacantes tentou repetir um atentado utilizando o mesmo "modus operandi", em Cambrils, arredores da capital da Catalunha. Cinco suspeitos foram então abatidos, tendo o ataque feito um morto, uma mulher.
Há quatro suspeitos detidos no âmbito deste ataque terrorista: um nascido no enclave de Melilla, detido em Alcanar; os outros três, de origem marroquina, foram detidos em Ripoll.