Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bancos espanhóis têm que refinanciar 85 mil milhões de euros em 2011

Os bancos espanhóis precisam refinanciar cerca de 85 mil milhões de euros em dívida no próximo ano, à medida que os juros das obrigações continuam a subir devido aos receios crescentes que a quarta maior economia europeia tenha que recorrer a um resgate junto da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional, tal como aconteceu com a Irlanda.

30 de Novembro de 2010 às 08:29
  • ...
As necessidades de refinancimanto por parte das instituições financeiras do país vizinho surgem num momento em que os investidores descontam uma elevada probabilidade de Espanha precisar de ajuda, com os juros das obrigações a prosseguirem a escalada das últimas semanas.

A média do prémio exigido pelos investidores para comprarem obrigações de bancos espanhóis, face à dívida pública do país, aumentou 117 pontos base para 361 pontos base em Novembro, a maior subida mensal de sempre, segundo dados compilados pelo Bank of America.

“Os receios é que Portugal, Espanha e Itália estejam agora na linha, depois do que aconteceu na Irlanda”, explicou Andrea Williams, gestora de activos do Royal London Asset Management, à Bloomberg.

O custo dos seguros contra o incumprimento de dívida do país aumentaram para o valor mais alto de sempre, com os bancos espanhóis a pagarem agora o maior prémio de sempre na sua dívida face a outros bancos na Europa.

Ao contrário do que era antecipado, o plano de 85 mil milhões de euros à Irlanda não conseguiu tranquilizar os mercados, que estão a descontar um plano de ajuda a Espanha. A confirmar-se, o fundo de estabilização da União Europeia no valor de 750 mil milhões de euros poderá não ser suficiente, uma vez que a economia espanhola é o dobro da grega, irlandesa e portuguesa todas juntas.

Ontem, Nouriel Roubini, conhecido por ter previsto a mais recente crise global, referiu que “o grande elefante na sala não é Portugal mas, claro, a Espanha”, acrescentando que “não há dinheiro oficial suficiente para resgatar a Espanha se ocorrerem problemas”.

As instituições financeiras espanholas emitiram 300 milhões de euros de obrigações na Europa este mês, excluindo dívida com garantia do governo, face a 2,37 mil milhões de euros no mesmo período do ano passado, segundo dados da Bloomberg.

Os bancos do país têm cerca de 30% a sua dívida de médio e longo prazo a atingirem a maturidade em Dezembro de 2012, de acordo com o relatório de estabilidade financeira do Banco de Espanha de Outubro.

Ver comentários
Saber mais Espanha dívida pública crise Europa fundo de estabilização refinanciamento maturidade
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio