Notícia
Banco do Japão deverá manter taxa de juro nos 0,5%
O Banco do Japão deverá manter, esta semana, a taxa de juro de referência do país nos 0,5% depois de uma quebra na confiança dos empresários ter assinalado que as empresas se confrontam com o abrandamento do crescimento económico, de acordo com os economi
O Banco do Japão deverá manter, esta semana, a taxa de juro de referência do país nos 0,5% depois de uma quebra na confiança dos empresários ter assinalado que as empresas se confrontam com o abrandamento do crescimento económico, de acordo com os economistas contactados pela Bloomberg.
Dos 31 economistas contactados pela agência, 21 estimam que o banco irá manter a taxa de juro pelo menos até à segunda metade de 2008.
A 20 de Dezembro, o governador do Banco do Japão, deverá deixar inalterada a taxa que é a mais baixa das grandes economias mundiais.
"A realidade é, que é impossível para o Banco do Japão fazer o oposto quando os EUA e os bancos centrais europeus estão a tentar fornecer mais liquidez", afirmou Akio Makabe, um professor de Economia na Shinshu University, contactado pela Bloomberg.
Na semana passada, a Reserva Federal norte-americana, o BCE e três outros bancos centrais anunciaram que vão injectar capital no sistema bancário para estimular o financiamento de curto prazo.
Toshihiko Fukui, governador do Banco do Japão, referiu, este mês, que os fracos lucros das pequenas empresas podem travar o aumento dos salários e os gastos dos consumidores.
O Banco do Japão subiu a taxa de juro pela primeira vez em quase seis anos, em Julho de 2006, dando sinais de que a economia estava a emergir da deflação.