Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco de Portugal diz PIB nacional cresce 3,2% em 2000

O Banco de Portugal estima, no seu Boletim Económico (BE) de Março, que o produto interno bruto (PIB) nacional cresceu 3,2% no ano passado, abaixo dos 3,3% apontados pelo Governo.

03 de Maio de 2001 às 16:26
  • ...
O Banco de Portugal estima, no seu Boletim Económico (BE) de Março, que o produto interno bruto (PIB) nacional cresceu 3,2% no ano passado, abaixo dos 3,3% apontados pelo Governo.

Em 1999, o PIB português cresceu 3,4%, pelo que no ano passado verificou-se uma descida do ritmo de crescimento económico, ao contrário do que sucedeu na Zona Euro, que apresentou uma aceleração de 3,4% na actividade económica em 2000, contra uma progressão de 2,5% no ano anterior.

No último ano, «anulou-se o diferencial positivo de crescimento observado nos últimos anos» face à Zona Euro, que foi em média de 1,4 pontos percentuais por ano entre 1997 e 1999, referiu o Banco de Portugal.

A perda de ritmo verificada no ano passado esteve relacionada com o «crescimento mais moderado da procura interna, tendo as exportações registado um «abrandamento muito significativo», com as exportações a registarem uma aceleração «bastante inferior à prevista».

De acordo com as estimativas do Banco de Portugal, as exportações registaram uma quebra da quota de mercado na ordem dos 4% em 2000.

Previsões apontam para abrandamento da economia em 2001

A generalidade das previsões avançadas até agora relativamente ao corrente ano apontam para uma descida do ritmo de crescimento da economia nacional, sendo a estimativa do Governo a que apresenta os valores mais elevados, apontando para uma progressão do PIB na ordem dos 3%.

A Comissão Europeia prevê que o PIB nacional vai progredir em cerca de 2,6% em 2001, enquanto as estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI) apontam para uma taxa de crescimento de 2,4% e as previsões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) situam-se numa progressão de 2,6%.

O Banco de Portugal deverá actualizar as suas previsões no Boletim Económico de Junho.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio