Notícia
Bagão Félix recebe trabalhadores da CGD amanhã (act)
O ministro das Finanças e da Administração Pública vai receber amanhã a Comissão dos Trabalhadores (CT) da Caixa Geral de Depósitos (CGD) para discutir a eventual transferência do Fundo de Pensões para a Caixa Geral de Aposentações, revelou ao Jornal de N
O ministro das Finanças e da Administração Pública vai receber amanhã a Comissão dos Trabalhadores (CT) da Caixa Geral de Depósitos (CGD) para discutir a eventual transferência do Fundo de Pensões para a Caixa Geral de Aposentações, revelou ao Jornal de Negócios Online um representante dos trabalhadores.
O encontro realizar-se-á amanhã às 16h no Ministério das Finanças e a convocatória ocorre depois da CT ter entregue hoje uma cópia do abaixo-assinado dos trabalhadores contra a medida junto do gabinete do primeiro-ministro, Santana Lopes.
Bagão Félix afirmou há cerca de dois meses que poderia vir a recorrer à transferência do Fundo de Pensões para a CGA como uma forma de poder contabilizar receita extraordinária como forma de manter o défice orçamental abaixo dos 3% do PIB.
«Acabámos de receber uma convocatória para uma reunião com o ministro das Finanças e Administração Pública amanhã às 16h no Ministério», revelou ao Jornal de Negócios Online Palmira Areal, membro da Comissão de Trabalhadores da CGD.
A mesma fonte avançou que «as preocupações dos trabalhadores se mantêm quanto à eventual extinção do Fundo de Pensões».
Se a transferência do fundo for efectuada, obrigará à liquidação das posições detidas em activos financeiros pelo mesmo, excepto os títulos de dívida pública e de tesouraria.
O fundo detém participações no Banco BPI [BPIN] e na Novabase [NBA] tendo reduzido, recentemente, a posição que possuía na Brisa [BRISA] dos 5,33% para os 0,15% numa venda ao Grupo Mello.
A posição foi comprada por 195 milhões de euros, tendo o fundo realizado uma mais valia de 38 milhões de euros com a operação.